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Impressões: Mega City

Impressões: Mega City

set 11, 2012

 

Vocês já devem ter notado que infelizmente sumi por algum tempo… Normal, sumo do blog sempre quando o volume de trabalho aumenta mas dessa vez teve um bônus: meu macbook ficou internado por 20 dias na assistência técnica. O bom, é que nessas “férias do mundo digital”, tive bastante tempo pra ler, jogar, ver filmes e repensar algumas coisas.

Uma delas foram as minhas primeiras impressões sobre o material escrito pelo Gustavo Brauner. Na ocasião havia acabado de ler o material e estava um pouco descontente com algumas abordagens e escolhas tomadas pelo autor. Porém, nesse meio tempo minha opinião mudou bastante e acredito que seja necessário falar novamente sobre isso.

Não me entendam mal, os pontos que levantei antes ainda me incomodam um pouco, mas olhando com um olhar mais amplo, hoje acredito que a obra teve MUITOS acertos, alguns deles:

  1. Coragem para sair da mesmice: a proposta de Brauner vai muito além dos materiais de 3D&T anteriores. Ainda adoro o sistema de kits do MdA, mas a verdade é que ele é apenas uma atualização de regras antigos para o sistema atual.
  2. Personalização total: ao optar por vários pequenos conjuntos de regras específicas, o autor trouxe um novo fôlego pra o sistema, dando inclusive mais liberdade para os futuros autores.
  3. Onda positiva: essa liberdade, as novas formas de criar, geraram uma grande onda de novos textos,  adaptações e regras que repercurtiram por toda a comunidade.
  4. Resposta certeira ao momento atual: É fato que hoje muitos blogs e usuários usam seus próprios conjuntos de regras, e isso tem repercurtido cada vez mais em nossas mesas. Eu mesmo, já estou usando minha terceira versão de meu sistema de 3D&T com miniaturas (a primeira foi o héxagon, essas últimas ainda não postei por conta de que elas exigem muitas alterações nas regras) e inclusive já mestrei com as regras do BURP.

Por isso, recomendo a todos que comprem, leiam o  material, e testem os sistema. Vale a pena.

E quem já leu, dê suas opiniões nos comentários. Abraços!

brueh

Publicitário fã de histórias em quadrinhos, cinema, livros e todo tipo de cultura Nerd. Atua como ilustrador profissional em seu estúdio, Panda Vermelho e, no tempo livre, é editor do QueAbsurdo e da revista 3D&T2, mestra, lê, joga Xbox e planta bananeira!


5 comments

  1. Gustavo Brauner /

    Valeu pela revisitada a Mega City, Brueh!

    • Avatar God /

      Quando é que vc vai lançar o manual de kits pro MegaCity, gostei muito do manual de Megacity, muito bem trabalhado. =D

  2. Eu ainda não entendo como golpes de artes marciais gastam PMs, o que faz um golpe ser forte ou não são as características, o chute é o mesmo…
    Eu esperava mais nessa parte, mas em todo caso da pra usar aquilo sendo outra coisa.

  3. Eu ainda não entendo como golpes de artes marciais tem gasto em PM, o que faz um chute ser melhor que de outra pessoa são suas características, mas em todo caso ainda da pra usar aquilo como sendo outra coisa.

  4. Artur Tushin" de Oliveira /

    Impressionante o material deles. De fato o interessante foi ver a adição de novos sistemas opcionais que já respingavam antes em revistas e outros meios.

    Mais interessante ainda é ver que o sistema contínua conciso e não obriga o uso destes. Como o nosso amigo OLD&tista, que não gostou (pelo menos não 100%) do sistema. Contudo, como ele mesmo disse da para usar de outra forma. O demonstra a aceitabilidade do sistema e do material.

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